quinta-feira, 30 de novembro de 2017

EM 2016: APIACÁ E OUTRAS 13 CIDADES DO ESPÍRITO SANTO NÃO TINHAM PLANO PARA ENFRENTAMENTOS DE DESASTRES

"O tal de copiar e colar uma matéria sem ler tem feito alguns blogues e pessoas desatualizadas a compartilhar essa notícia abaixo que o Gazeta Online postou. Toda informação a seguir é de 2016. Mas só foram divulgadas na data de ontem (29/11/2017)"

Foto da enchente em Apiacá 19/03/2016

Entretanto, em 14 Municípios do Estado ainda não há um plano de contingência de proteção e defesa civil, com a estratégia de enfrentamento de desastres, de acordo com dados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCES) e divulgados nesta quarta-feira (29). Os dados são de 2016.

Isso significa que em Águia Branca, Alto Rio Novo, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Irupi, Marilândia, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Sooretama não há a formalização de um plano onde estão descritas as características dos eventos a serem enfrentados, os locais possíveis de acontecimento, o número provável de afetados, as ações de prevenção e a resposta que o poder público estabeleceu para enfrentá-los.

Segundo a análise de dados feita pelo TCES, outros 19 municípios ainda estão em fase de formalização de seu plano de contingência, quase todos no interior. A única cidade da Região Metropolitana nesta situação é Guarapari.

Para compor este indicador, o tribunal também levantou quantos municípios possuem uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Apenas o município de Sooretama ainda não possui o órgão e outros oito ainda estão estruturando o órgão: Água Doce do Norte, Atílio Vivacqua, Barra de São Francisco, Divino de São Lourenço, Linhares, Pedro Canário, Santa Teresa, São Roque do Canaã.

O ÍNDICE

O IEGM é realizado em todo o país pelos Tribunais de Contas dos Estados para verificar a evolução da gestão dos municípios. O TCES avaliou os 78 municípios capixabas em 7 dimensões: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidade protegida e governança de tecnologia da informação.

De acordo com o resultado, os municípios foram classificados de acordo com o nível de adequação. Os números estão disponíveis para consulta da sociedade por meio da plataforma CidadES - controle social, no site do Tribunal de Contas.

Fonte/Matéria: Gazeta Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE BLOG ALAN GONÇALVES

CEDAE DE BOM JESUS DO ITABAPOANA RECEBE DOIS GERADORES PARA NÃO DEIXAR FALTAR ÁGUA EM CASOS DE APAGÃO NA CIDADE

  Os geradores chegaram nesta terça-feira (26/03), e serão instalados em breve. Blog Alan Gonçalves