terça-feira, 28 de novembro de 2017

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA: CÂMARA DE BOM JESUS DO NORTE QUER PAGAR 13º SALÁRIO AOS VEREADORES



Mais de 10 câmaras de vereadores do Espírito Santo querem pagar o benefício do 13º salário aos parlamentares, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TC-ES).

Em cinco delas – Barra de São Francisco, Guaçuí, Governador Lindenberg, Iconha e Ponto Belo – já há legislação aprovada permitindo o benefício. Outras cinco – Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa – aguardam manifestação do TC-ES sobre o tema.

Em fevereiro deste ano, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que o pagamento de abono de férias e 13º salário a prefeitos e vice-prefeitos, ministros e secretários, deputados, senadores e vereadores não é incompatível com o artigo 39, parágrafo 4º, da Constituição da República. Portanto, seria possível.

O TC-ES segue o entendimento do Supremo, mas exige a presença de algumas condições, como lei específica - não apenas uma resolução – e que os efeitos somente passem a valer na legislatura seguinte.

“Há uma discussão de muito tempo se essa gratificação natalina é compatível ou não com esse regime de subsídio e o tribunal entendeu que é sim, porque ela não tem uma natureza mensal, é uma parcela anual, eventual”, falou o secretário-geral das sessões do TC-ES, Odilson Souza Barbosa Junior.

Se as 78 câmaras do estado aprovarem o pagamento a vereadores, o gasto para bancar o benefício vai ser de quase R$ 4,5 milhões por ano.

"Também é preciso respeitar os limites fiscais, que não são poucos. Seja o limite de pagamento dos subsídios individuais dos vereadores, do gasto total do Poder Legislativo, do gasto legislativo em relação à receita do município. Então, esses limites não pode ser alterado", disse o secretário-geral do TC-ES.

Fonte: G1 ES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE BLOG ALAN GONÇALVES

CEDAE DE BOM JESUS DO ITABAPOANA RECEBE DOIS GERADORES PARA NÃO DEIXAR FALTAR ÁGUA EM CASOS DE APAGÃO NA CIDADE

  Os geradores chegaram nesta terça-feira (26/03), e serão instalados em breve. Blog Alan Gonçalves