segunda-feira, 9 de julho de 2018

EUCLÉRIO SAMPAIO SUGERE AO GOVERNADOR QUE PEÇA AS EMPRESAS POLUIDORAS PARA ARCAREM COM INSTALAÇÃO DE TELAS PROTETORAS NA TERCEIRA PONTE DE VITÓRIA


Cinco dias depois que Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo rejeitou seu Projeto de Lei 2/2017, que estabelece a instalação de grades, telas, redes ou outro meio de proteção que impeça suicídios na Terceira Ponte, o deputado estadual Euclério Sampaio deu um sugestão ao governo do Estado: que peça às grandes empresas poluidoras a arcar as despesas com a instalação de proteção na ponte, que liga Vitória a Vila Velha. Desde seu primeiro mandato, Euclério Sampaio vem lutando para que o Estado obrigue a Concessionária Rodosol a instar telas de proteção na Terceira Ponte.

Na última terça-feira (03/07), a Comissão de Infraestrutura deu parecer pela rejeição do Projeto de Lei conhecido como “Preservação da Vida”. A matéria foi rejeitada na Comissão de Infraestrutura com os votos dos seguintes deputados: Marcelo Santos (Relator), Jamir Malini, Enivaldo dos Anjos e Janete de Sá.

Entretanto, o mesmo projeto já tinha o parecer da Comissão de Justiça da Ales pela aprovação. Na sessão do dia 24 de abril de 2018, quando a Comissão de Justiça aprovou o prosseguimento da discussão, o relator do Projeto de Lei, deputado Marcelo Santos, defendeu a sua aprovação.

Na ocasião, Marcelo fez questão de ressaltar que o tema (tela de proteção na Terceira Ponte) já vem sendo “debatido ao longo dos anos e, ao longo dos anos, puxado em quase sua totalidade pelo deputado Euclério Sampaio. Recordo-me, inclusive, que ainda na primeira legislatura fizemos uma visita à Terceira Ponte. Lá estávamos eu e o deputado Euclério Sampaio, justamente por este grande número de suicídios que lá ocorre”.

Marcelo Santos prosseguiu: “É claro que a imprensa, sabiamente, não divulga (suicídios), porque acaba se tornando ali um alvo daqueles que querem tirar a própria vida. A depressão, principalmente, que provoca o suicídio, é um mal que ainda vem sendo muito estudado pela comunidade científica e que, naturalmente, a imprensa - volto a dizer e a parabenizo - não divulga, porque ali acaba se tornando o que chamamos de point do suicídio”.

E o parlamentar Marcelo Santos concluiu: “Relato, Senhoras e Senhores Deputados, membros da Comissão de Justiça, pela constitucionalidade, legalidade e boa técnica legislativa do referido Projeto de Lei n.º 02/2017, de autoria do deputado Euclério Sampaio, para o qual solicito aos membros da Comissão de Justiça que votem favorável, acompanhando o relator”.

Nessa Comissão, o projeto, então, foi aprovado da seguinte forma: deputado Gildevan Fernandes (ausente); Esmael de Almeida (ausente); Janete de Sá (ausente); Gilsinho Lopes (ausente); Rafael Favatto (ausente); Amaro Neto (ausente); Raquel Lessa (ausente); Bruno Lamas (aprovado); Dary Pagung (aprovado); Marcos Mansur (ausente); Padre Honório (aprovado).

Como a matéria não tramita em urgência, e só foi analisada em Plenário por solicitação do autor (deputado Euclério Sampaio) em razão do vencimento da análise em Infraestrutura, o tema foi baixado de pauta e retorna à tramitação normal.

Diante da “insensibilidade” de seus pares, Euclério Sampaio fez um novo apelo ao governador Paulo Hartung. No domingo (08/07) à tarde, ele gravou um vídeo na subida da Terceira Ponte, sentido Vitória-Vila Velha:

“Ontem (domingo) estive   na Terceira Ponte, que é cenário de inúmeros casos de suicídios. Há anos pedimos a instalação de telas de proteção, garantindo assim o nosso direito mais essencial: a vida humana. Batalha dura contra poderosos interesses econômicos e políticos.  Por isso fui lá  pedir novamente ao governo do Estado que exija a colocação de telas ou outro dispositivo de proteção na Ponte. O povo já cansou de esperar por providências. Se o governo quer proteger a concessionária que tem obrigação de colocar a proteção, então que se reúna com as grandes empresas poluidoras, que tanto fazem mal ao nosso meio ambiente, e as mesmas arquem com esse investimento. O mais importante é que alguma coisa seja feita. Precisamos dar uma basta nisso. São muitas mortes, muitas famílias destruídas pela omissão de anos.  Com toda humildade, não pretendo, nem quero ser o pai da ideia. Me importo com a proteção da vida humana, nosso maior bem. Proteção, já!”

Nos bastidores, informações dão conta de que o governo poderá reavaliar a proposta de se colocar telas de proteção na Terceira Ponte. No entanto, o plano é fazer com que outro deputado, da base aliada, seja o “pai da matéria”, porque Euclério Sampaio faz oposição ao governador Paulo Hartung.

Blog do Elimar Cortes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE BLOG ALAN GONÇALVES

CEDAE DE BOM JESUS DO ITABAPOANA RECEBE DOIS GERADORES PARA NÃO DEIXAR FALTAR ÁGUA EM CASOS DE APAGÃO NA CIDADE

  Os geradores chegaram nesta terça-feira (26/03), e serão instalados em breve. Blog Alan Gonçalves